domingo, 29 de março de 2009

BZ@ESTORIL

Mais um post mais uma historia.

Como anteriormente referi, no Minipt estava-se por esta altura a agendar uma ida ao Autodromo do Estoril no ambito de um trackday organizado pela Dragracingshow. Reuniram-se uns quantos carros... os suficientes para "termos até direito" a te-los numa box.

Os ultimos preparativos foram feitos, reunidas as informações uteis e os conselhos deste e daquele...

Convoquei todos os amigos, familia, colegas de trabalho, enfim, apreciadores destas andanças, para ir ver o miudo ao Estoril.

Lá saimos de Setubal logo pela manhã, eu e meu amigo inseparavel dos bafos. Reunião com o pessoal em Almada.

Pose para a foto :)

Seguimos depois para o Estoril para encontrar tantos outros Minis que iriam fazer-se à pista, bem como outros que íam só para ver e viver este dia. Reunidos os carros já em numero consideravel, tivémos direito a box e tudo. Obrigado ao Jorge (Jurguen) que tratou desta parte.

Da frente para tras da esquerda para a direita...

Pirata, Mhexx, Jurgen, Eu, Eduardo e Luis

Davide e Rui..

Outros carros presentes na nossa box: Mazda Mx5 do Sergio Nicolau, Alfa GT Junior do Francisco Costa, Sierra Cosworth do Tomás Batista, Ford Cortina Lotus do Antero Mil Homens.




Bem! Está na hora de trocar os pneus de estrada pelos slicks recentemente adquiridos.

Camara on-board a postos...




O meus pais a cuscarem..
Estava algo apreensivo! Rolar em estrada é uma coisa, em pista é outra e em pista e com o nosso carro ainda outra. E ao fim e ao cabo não era um carro qualquer... era o meu MINI.

Carros para a pista. Todos a torcerem para que tudo corresse bem...


O Sergio foi o primeiro a rolar comigo, viu, ouviu, registou e pouco falou... Deixou-me rolar à minha vontade. por mais que me dissesse acho que pouco iria reter... As emoções eram fortes. Lá dentro e já sozinho uma sensação de tranquilidade espectacular que só se consegue entender estando lá dentro...

O mini lá se foi mostrando... o motor era talvez de todos o menos potente, mas não se deixava ficar atrás. A "cura de emagrecimento" estava a mostrar os seus resultados. A suspensão apesar de alta devido aos slicks de 13" parecia corresponder por agora... Travões sem duvida o melhor improvement que tinha feito. O feeling do pedal (sem servo) era excelente e o poder de travagem era muito melhor do que aquilo que eu julgava ser eficiente até à data. Em relação ao motor, que som mais estridente e emocionante. Apesar do diferencial ser muito longo e parecer que os tempos eram assim tão pessimos, não foi o que se veio a constactar mais tarde.
Fica o video...

Enfim, lá rolei as minhas voltas. Foi tudo muito rapido... quase nem me apercebi de nada. Era afinal a primeira vez que estava do lado de dentro desta realidade.
Em pista pude estar ao lado dos Minis canhões do Luis, do Mhexx, do Rui Abreu ( finalmente um carro a rolar e em pista), do super canhão do Eduardo, e mais no meu andamento Pirata, Davide e Jurguen.




Algumas notas importantes a retirar do carro em pista:
Com um andamento mais sério comecei a notar que ficava sem embraigem. A troca da borracha de fixação do espelho retrovisor que tanto dançou era já inevitavel. O tablier deveria ser fixo de outra forma, tambem se desencaixou vezes sem conta...
2ª Manga

Depois de algumas indecisões lá convenci o meu pai a entrar a bordo. Era tempo de lhe mostrar, em tempo real, aquilo que lhe tentava contar ao longo de todos estes anos... Tentei fazer a coisa de forma suave e controlada... A suspensão acusou logo o peso extra e começou a roçar na carroceria nas curvas mais apertadas.. e a embraiagem cada vez pior...ao ponto de já não conseguir engrenar 4ª na recta para conseguir acompanhar o lindo Lotus Cortina. Era a volta lançada mas não havendo outra opção lá fiz tudo em 3ª. Tempo de discutir a travagem no fim da recta. Um monte de "bichos maus" apareceram do nada, um espectacular Datsun laranja que vinha a rolar depressa, o Luis no seu canhão e mais um Caterham. O Luis e o Caterham lá ficaram perdidos no meio da confusão passando eu o Datsun e o Lotus( altura para o comentario do papá...esta porcaria trava bem..) Depois foi meia pista junto com estes dois carros. Em breve sem embraigem lá vou deixar de vista o Datsun mas ainda vou a tempo de passar o Lotus na parabolica interior... (Pelo que se veio a constactar mais tarde, o motor calou-se...)
Era tempo de voltar á box, deixar o papá e apanhar o Claudio. Com a embraiagem a funcinar deficientemente não podia fazer muito mas lá fomos pra dentro de novo. O ritmo podia agora ser mais animado, mas mais uma vez o excesso de peso fez-se notar com umas valentes roçadelas nas cavas de roda que até me doiam... Mas o Claudio não se foi a rir, com ía de manga curta ficou com o aro da porta bem marcado no braço... tal eram os G´s laterais....eheheheh.
Sem grandes velocidades tivemos ainda o previlégio de presenciar um valente "Téte" de um Cup, na curva VIP, que julgava ser mais facil passar um mini, metendo-se na trajectoria errada e travando tarde de mais. Foi mesmo nas nossas barbas...
Voltei à box em ritmo lento não valia mais a pena insistir....
Já na box... Capot fora... ver niveis e averiguar o que se passava com a embraiagem.



Nada de especial nem desgastes anormais. Os slicks tinham agora outra cor e infelizmente as roçadelas na carroceria já eram mais notorias. Aparentemente havia uma fuga no tubo da bomba secundaria de embraigem que já devia anos à sucata... Circuito sangrado parecia novo...

3ª manga...

Era hora de voltar à pista e esperar que a embraigem estivesse ok, que os pneus não roçacem de novo... e que tudo corresse bem até ao fim.

Rolei devagar para me ambientar de novo ao carro, mas com a falta dos lastros recem largados foi notoria a diferença de comportamento. No retrovisor aparecem dois Ax´s GT que já se tinham cruzado nas mangas anteriores... Deixa ver se é desta que faço uma volta a acompanha-los... Recta interior a fundo, parabolica interior bem metida, pisa forte de novo... Pimba!!!!! Pião desgovernado na curva da Orelha. A descer, com o relevé ao contrario travar tarde virar o volante e levantar o pé derrepente foi no que deu... Como é obvio os Ax´s foram tambem o motivo de desconcentração.

Fica o filme de dentro e de fora. Obrigado Rui ( AVO) Correu bem.. siga...

O Rui esperou por mim e rolou comigo quase uma volta inteira pena que o meu andasse bem menos e nao tivesse embraigem pra curtirmos a volta inteira. Por fim regresso à box...

O BZ tinha provado ser maquina de guerra, apesar de ser preciso limar algumas arestas.
Enfim... fim do dia e tudo tinha corrido bem. Era tempo de arrumar o material despedir-me dos amigos que tanta força deram neste dia especial e ir comer um gelado pago pelo amigo Francisco. Entretanto já era quase noite...




Tenho a agradecer a todos os presentes nesta minha 1ª vez. Aos meus Pais, Cesar, Ricardo, Paulo Inacio, Carlão, Milhinhos, Eduardo, todos os amigos dos Minis que de dentro e de fora curtiram comigo. Ficaste a faltar só tu... :( em carne e osso. Mas sei que estavas em pensamento.

De regresso a casa, com todas as notas retiradas era hora de ver os filmes, interiorizar ideias, ver os tempos, registos (logs) e afins...

Um obrigado especial ao amigo Sergio Nicolau, sem duvida o impulsionador maximo de ter vivido este excelente dia em pista.

Para breve mais episodios, trackdays e improvements do BZ.

Até breve.

1 comentário:

  1. Isto faz ficar com vontade de curtir aos molhos com o Mini em pista. Apreciei a descrição total do post que nos transporta directamente para a pista. D'jay! Daves 'tar feito um poeta!

    Abraço - DHT

    ResponderEliminar

Se gostou desta ou outra historia deste blog deixe aqui o seu comentario