terça-feira, 3 de novembro de 2009

BZ@ESTORIL 30/03/2008

Ora boas, estamos a 30/03/2008 e mais um trackday na manga...



O coach estava lá a dar as dicas úteis e como tal rolámos as primeiras voltas para tirarmos algumas notas sempre importantes... é que estava insistentemente a queimar a travagem na curva da orelha, e já tinha dado origem a piões e tudo.... Lá se corrigiu o "excesso de confiança".
Em alguns minutos que rolámos juntos no carro os comentários do Sérgio foram:
""epahh o carro é viciante, é boé da louco, foge adorei...""



Obrigado Sérgio

(Fica a nossa foto)

Da pista os resultados foram "sumarentos" o carro está fabuloso tanto a rolar como a curvar mas apesar de tudo tive um percalço...

Ainda na primeira manga e a rolar com pneus de estrada.. sofri um apedrejamento na grelha do carro (sem me ter apercebido de tal).


O resultado foi estrondoso: a pedra furou a grelha, partiu as pás da ventoinha, furou o radiador, arrancou o tubo do respiro do motor e tudo aquilo provocou um desarranjo tal que até arrancou os fios das sondas de temperatura...

Ora assim que me apercebi e como tinha pressão de óleo não fiquei muito preocupado e trouxe o carro a rolar, até ás boxes... foi o quanto bastou para dar cabo da junta.




Assim que entrei no parque o carro vinha quente e a vaporizar muito óleo, resultado de não ter os tubos dos respiros no sitio e assim sendo os vapores eram disparados para cima do motor que já não devia estar estar pouco quente...Fumarada etc...
Prontamente se tentou averiguar os danos, e tenho desde já agradecer ao Jurguen que se prontificou para irmos aos "Brasas" (http://www.minisnabrasa.com/) buscar um radiador e ventoinha para trocar...Assim fomos.


Fica a foto do que lá morava.... :(
Na volta trocámos tudo com a ajuda da malta e ainda eram horas de voltar à pista para a segunda manga mas... é assim que se dá à chave que se descobre agua com muita pressão no radiador... é o momento do desconserto total. A junta já tinha ido...

Depois de tantas expectativas, nem rolar quase pude, ainda tive tempo de constactar uns felizes 2.29.4" com pneus de estrada, o que confirma um bom chassis e uma boa melhoria de andamento (apenas mais dois segundo por volta que com slicks, e ainda nas primeiras voltas, da 1ª manga)

Fica o registo...



e em filme...

Tive sempre o apoio do "Team da Rede" que na recta interior acenava fervorosamente a dar o seu apoio (e eu retribuía), quando passava o BZ. (Obrigado Rui e Eduardo)

Fica o reparo: é de lamentar o que pude ver em pista, neste dia, apesar de já terem sido repreendidos varias vezes, nada foi feito contra uns ditos "ratazanas" (fiat unos).

Para quem não os conhece, a forma mais simples de os apresentar é um monte de alucinados que por ali andam a acelerar sem olhar a meios e sequer ter atenção aos danos que podem provocar aos outros. Cortam curvas, espalham gravilha na pista, não imaginam sequer o que são trajectórias, ou respeito pelos outros que nada têm a ver com o que lá dentro andam a fazer...

INFELIZMENTE LÁ ESTAVAM MAIS UMA VEZ.

Para terem uma ideia virados de rodas para o ar na gravilha vi três e acho que isto diz tudo...

Fica uma foto elucidativa por onde carro preparados para estradas lisinhas andavam a passar...como é óbvio, só podiam vir a fazer estragos.

Avante...




Após o desconserto restava-me juntar aos demais e ver os outros a rolar.



Alegria ao ver o carro do Luís a passar. Tinha agora também um novo look e borracha nova para trazer resultados ao de cima.




A provar algumas voltas rapidas que lá fui registando...


Ainda tive tempo de rolar no carro do amigo Sérgio Nicolau para tirarmos notas, temperaturas, etc... A teoria aliada à pratica. Foi no carro dele que também fomos empurrados para fora de pista (por mais um desses ratazanas), nem sei mais o que possa dizer.



Um sentimento geral de tristeza pois desta vez fui eu um dos lesados.


De resto um bom ambiente entre os amigos presentes e a malta sempre animada. Fica um agradecimento especial ao Luís que me facultou o reboque ACP que tardava em chegar.



Pela primeira vez o BZ vinha para casa de reboque...



Apesar de tudo um dia bem em cheio.


Deixo alguns comentários retirados do forum MINIPT - http://www.minipt.net/



"" Boas, Foi mais um TD que podia ter sido melhor aproveitado de facto, não fossem as pedras e as Ratazanas andarem lá a chatear. Depois das evoluções que fizeste no carro mais do que 3 voltas, eram no mínimo merecidas. Eu fazia parte do "Team da rede" juntamente com os outros habituais que com ou sem mini não dispensam aparecer nem que seja para dar apoio. Pena não ser mais para dar umas voltinhas também, mas tá difícil os clássicos imporem-se num programa tão virado para os "tunnings". Enfim vamos aproveitando como podemos...afinal de contas se não fôr isto não é nada.Vamos fazer contas para estarmos mais (com minis) no próximo e pode ser que vá um desses minis dos anos 90 na frente a apanhar com as pedras e a espantar as ratazanas pra nós passarmos. Ouvi dizer que o David ia... Abraços. Rui Abreu""


""Ainda te tentei desenrascar mas pronto..... não havia nada a fazer!Nota positiva para o Luis Santos que estava a andar muito bem e constante, onde esteve algumas vezes a rodar a 2:26 ou 2:27 por volta e que tem tido uma curva de evolução a andar no Estoril muito positiva. Gostei de ver Luis!!! Jurguen""



""Boas, Eu não lhe chamaria azar, antes um efeito colateral das bostas apelidadas de ratazanas. A pista estava cheia de pedras, muito por culpa dos despistes dessa cambada, e pela completa falta de profissionalismo dos que estão lá para garantir a segurança, comissários incluídos. A desorganização que faz o TDay só tem uma preocupação. Facturar à grande.
- Permitir anormais dentro da pista
- Não fazer a limpeza da pista entre mangas
O resto.... só lá fica quem quer....e mais nao digo, porque nao vale a pena......
Um abraço Jorge e na próxima correrá melhor concerteza. João Mhexx""

""Pois é.... eu não costumo escrever muito por aqui, embora leia muito do que por aqui se escreve.... No entanto não quis deixar de dar o meu apoio, ao meu grande companheiro e amigo Jorge, que sabe que não precisa de agradecer! Eu sei que se estivesse enrascado ele estaria ali, como sempre, para me ajudar também.De qualquer forma, pela primeira vez vim de um track day sem desfrutar! Já muito se disse aqui sobre a organização destes eventos, eu noto que a qualidade tem vindo a piorar, cada vez existem mais acidentes, mais interrupções, cada vez se anda menos, ninguém sabe quando é a sua manga., era triste ver na recta um molho de fiats a ocupar a largura toda da pista como se não houvesse mas ninguém!!!!! ... enfim..... sai sem muita vontade de lá voltar.... mas sei que amanha ou depois isto passa.....Jurguen, obrigado pelos incentivos! Obrigado ao Rui, ao Eduardo, ao Jurguen, ao João, ao David, ao Carlos Maciel que so agora dei conta que também lá estava com o seu Mini....É muito fixe o ambiente entre a malta dos minis.... Eich já me fartei de escrever hoje!!!Abraço Luís Santos""



Depois deste dia foi voltar pra casa e averiguar os danos. Basicamente trocar a junta, fazer uma revisão geral e por a rolar de novo....



Para breve novidades... Esperem pelo proximo post...



domingo, 1 de novembro de 2009

TESTE DE POTÊNCIA

Alterações estética resolvidas...





Mecânica cá vamos nós...




Estava na altura de saber em números o que se passava debaixo do capot. Acompanhado do amigo Sérgio Nicolau, decidi fazer um teste de potência para aferir valores.


O teste pressupõe a aquisição de valores por tecnologia GPS que depois são convertidos em gráficos de binário e potência.


Depois de alguns testes aferiu-se...




(Valores de Binário/Potência na Roda)


Para mim apesar de ver valores que não tinham muita razão de existir (espera-se sempre mais...) não fiquei sequer demovido de nada.



Pelo contrario para os mais cépticos os valores foram catastróficos.

Este motor estava para durar e dar muitas e boas alegrias...



Com a aquisição da curva de binário/potência foi possível perceber as dificuldades nos baixos regimes. Existia um poço notório logo após as 2000rpm que se mantinha até ás 3000...

Mistura?? Ponto?? Agulha?? Um novo "desafio" para resolver...


Coincidência ou não após este teste, o carro passou a ter um sintoma estranho. Apesar de rolar bem em geral, em aceleração constante, principalmente em 3ª ou 4ª, parecia haver cada vez mais um sintoma de falha após alguns segundos de insistência...

Cada vez mais em cima da data do próximo trackday a tensão aumentava...

Depois de consultados os amigos mais experientes, fez-se luz... voltar a usar a bomba de gasolina mecânica que ainda lá vivia pendurada para ver se o sintoma desaparecia... e não é que é que era mesmo daí...

Assopradela no pré filtro da bomba eléctrica, teste na bancada e aparentemente estaria só entupida. Voltei a monta-la desta feita em suporte de borracha para eliminar o tão chato barulho "toc" "toc" "toc".

Quanto à solução para o tal fosso na curva de binário, era para mim uma área completamente escura...

Visitei então as instalações do amigo Mário Abreu.

Depois de alguns testes percebeu-se que para ter motor nas baixas, teríamos de ter muito avanço (que no caso de um distribuidor std teria de ser geral), fazendo o motor grilar e auto-detonar, ao ponto de depois ser difícil desliga-lo...


Prontamente o Mário trocou o distribuidor eléctronico por um com platinados, sem avanço de vácuo, que já tinha sido anteriormente alterado. Este corrigiu na hora a falta de avanço nas baixas, mantendo então a aceleração mais constante em todo o regime.

O motor apesar de ainda não ter sido submetido a um novo teste de potência, transmitia um melhor feeling nas baixas rotações.


Era agora possível acelerar desde as 1000 até ás 6000 6500rpm sem haver quebras. A embraiagem começava a ter algumas dificuldades em agarrar o motor, depois de alguns testes…



Como o distribuidor não estava a uso, o Mario emprestou-mo e trouxe-o montado. Pude constatar que o motor puxava bem em auto estrada e que já não tinha aquela quebra nos baixos regimes...



O motor não falha e já passa das 4500rpm em 4ª chegando inclusive a 5000rpm em plano.



Obrigado Mário

De volta a casa era tempo combinar com o amigo Sérgio para fazermos novo teste...




(Teste antes e depois do distribuidor - Valores na Roda)


Os valores aparecem mais cedo... e como é óbvio mais elevados... agora também com valores corrigidos para quem não está tão familiarizado com valores na roda vs no motor...





Temos assim: 42hp ás 5100, 70 Nm ás 2750 (Na roda)


BOM NÃO???


Obrigado Sérgio ( http://www.sergionicolau.com/ )

Tempo ainda para tratar dos últimos pontos.

Depois de revista a altura do carro para não roçar com os slicks montados, voltou tudo ao setup de estrada. O carro ficou agora com 21,5 e 24,5 cm (frente e trás) a contar do piso até á costura da embaladeira exterior.





Na ultima afinação os valores da suspensão eram:

Frente:
- caster: avanço de 0.5º
- camber: - 1.5º


Trás:
- camber: - 1º

Valores a manter...



Próximo desafio, trackday 30/03/2008


Até breve...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

NOVO LOOK PARA 2008

Durante estes ultimos anos a coisa vinha a evoluir...

Era altura de mudar o look do carro.
Desta feita tinha em mente corrigir as abas que por motivos diversos estavam em fim de vida.

Seja porque, com a troca das jantes Braid com muito mais offset, as abas nunca serviram efectivamente para sua função,





seja porque os parafusos ja nao apertavam em nada, e tudo já andava a toque de braçadeiras de serrilha,



Seja porque o amigo Luis Santos tanto me atormentava em avançar neste ponto,

A verdade era que iria entrar algo para o seu lugar...
Por amabilidade dos amigos Jorge(Jurguen) e Rui Abreu tive a possibilidade de testar abas gr5 e gr2 emprestadas.
Gr2 muito solidas e com excelente aspecto, mas alem de não cumprirem com a função de novo devido ao offset das jantes, no meu ver não são as mais indicadas para carros mk IV.






As gr5 eram o ideal, apesar de não serem o melhor exemplo em termos de conservar as coisas originais, pois a furação é a mais penalizante e alta possivel ( não disfarçavel com a aplicação de outro tipo de abas por cima), pareciam cumprir a função e ainda dar espaço para poder mexer na suspensão com alguma margem.



Assim sendo lá mandei vir umas novas...

O amigo pedro ainda deu uma ajudinha preciosa a afinar o sitio dos furos...


(aviso já que fixar estas abas é um atentado à paciencia)
Ficam as fotos (com slicks)





e com pneus de estrada ...



O carro mudou totalmente o aspecto e parece agora ainda mais virado para a pista.

O proximo trackday estava para breve mas desta feita não me inscrevi...

Aproveitei e fui melhorando aspectos importantes que ja tinha falado anteriormente...

Em prol de um melhor apoio foi imperativo trocar estes excelentes bancos (para allaround),
( ... que partilharam estes ultimos anos do carro...)

pela backet Cobra Clubman (mais vocacionada para bafos)...




e o que até á data estava desesperado para testar...

Os martelos 1.5 que já tinha tentado montar anteriormente...



Depois de alguns testes e controversia...



Acabei por descobrir que neste caso, uma simples tampa de mini1000 servia e nada roçava em lado algum...
Estava pronto... para a proxima.


quarta-feira, 17 de junho de 2009

FIM DE "EPOCA" 2007

Tal como referi no ultimo post, aproximava-se o ultimo trackday de 2007. Mais um para somar experiências...


Ultimas afinações e o carro estava pronto para o dia.





Saí cedo apanhei o Luis pelo caminho e lá fomos ter com o homem que tinha saído da toca...

Finalmente depois de alguns anos afastado, o Claudio decidia-se a meter o carro em pista.


Depois das peripecias de ultima hora, montar espaçadores a correr pois as jantes 12 que tinha montado no IM roçavam por dentro, tubos de gasolina mal apertados, enfim... siga que já estamos atrasadissimos.

Chegamos ao Estoril, o brefing já tinha sido... Bem como os tipos dos Minis são porreiros lá recebemos as pulseiras e toca a correr pois a manga tava a começar na tarda.


Capacetes, luvas, maquinas de filmar, loggers e afins. Já lá pra dentro...

A emoção de estar em pista de novo com um carro com uma nova afinação de suspensão trouxe cedo resultados... Muito mais simpatico em curva sem mergulhar tanto no flanco do pneus, graças aos afinadores de camber.


Apesar de tudo continuava a roçar numa das cavas e esfolava as velhotas abas originais ( que ja tinham sido todas roidas por dentro)


Apesar de estar a rolar com slicks na curva Vip parecia que nem isso funcionava... algo de errado se estava a passar... Só mais tarde e por pesquisa nas fotos vim a constactar que havia um "regador de gasolina de asfalto ambulante" em pista.


Fica a prova...




Desta feita não há videos do interior pois troquei o local da fixação da maquina, mas que desde cedo se demostrou fraco demais para o peso ( decidi desmontar não fosse ainda agredido pelo maquina numa travagem mais forte) .

Apesar de tudo os logs demonstravam alguma regularidade.





Ficam os tempos do logger, disponibilizado pelo amigo Sergio e alguns videos tambem.





As duas melhores voltas das mangas 1 e 2 realizadas até hoje.



2,26,99" e 2,27,10"


No fim tudo a correr bem exceptuando que infelizmente o carro não podia estar tão baixo e como era de esperar os resultados estão á vista...






Lá se foi o slick pró cacete.



O carro do Claudio portou-se lindamente, apesar de aperaltado assim á ultima da hora, hi-los no maximo de altura à frente e normal a trás, jantes 12 com yokohamas usados... foi ve-lo a divertir-se pra cacete...


Ainda rolou de taxista com o irmão e a namorada que registaram momentos em pista inesqueciveis na certa...








É a prova que basta pouco para nos divertirmos tanto...


Mais um belo dia passado em pista.




Fica a foto com os amigos presentes no final de tarde...




Fim de dia, mais uma missão cumprida... Era tempo de voltar pra casa, meter ideias no sitio, interpretar os logs, aperfeiçoar o carro e o condutor.

2008 vai ser um ano cheio de novidades...

quarta-feira, 8 de abril de 2009

IMPROVEMENTS DE FIM DE EPOCA - 2007

De volta aos bafos...
Após o trackday havia que trabalhar alguns pormenores... o carro e o condutor. Quanto ao carro contava comigo e os amigos que tanta ajuda têm dado... Quanto a mim contava com os conselhos sabios de quem já rola nestas andanças há mais uns anos que eu...
Em breve iria ser acompanhado de perto por um Coach. Tinha entrado em "YODA mode".
Passei apartir desta feita a contar com o amigo Sergio Nicolau que me orientou no sentido de tirar partido do que tinha para explorar... tanto no carro como em mim.
No carro era imperativo corrigir o que estava errado. A bomba de embraiagem secundaria seria trocada por uma nova junto com o tubo em malha de aço e oleo novo para trocar pela... LAMA que lá morava.


Sim, esta era a cor do oleo que lá tinha dentro :(

Rever a altura do carro era tambem uma das prioridades, uma das abas tinha já ficado danificada apesar de já terem sido todas trabalhadas por dentro para não bater nos pneus. Mas já não adiantava nada por agora. Ou levantava mais o carro ou iria "coçar" os slicks de novo.


Solução por agora Hi-lows para tras.

Não era muito facil de aferir a melhor altura para o carro uma vez que os slicks não são pneus legais para andar na estrada e como tal todos os testes feitos eram sempre estimativas de alturas e testes rapidos de estrada, sempre à merce da bela multa. Gostava de tentar manter o carro baixo, o suficiente pelo menos, já que a barra dos slicks era alta.

Ao nivel da suspensão havia tambem algumas alterações a fazer. Com o intuito de poder tirar mais partido dos pneus um ajuste no camber seria bem melhor...

Na suspensão foram então trocados os braços inferiores fixos por uns ajustaveis com poliurethane bushes. Passava agora a contar com ajuste do avanço e camber na suspensão da frente. Faltava ainda o ajuste da altura... Não ía ser desta.



Ao nivel do motor pequenos ajustes com a troca dos dois carburadores H4 (old schcool) por um mais moderno HIF44 com agulha custom, mola mais forte e uma corneta de admissão directa da Pipercross.




Uma boa oportunidade surgiu e pelo caminho vieram tambem uns martelos high-lift roller rockers no carrinho das compras...

Sendo que estes martelos roller tip me eram pouco familiares na altura, contei com a ajuda do amigo Rui Abreu na montagem e afinação das folgas de valvulas. Entre a compra dos martelos e a montagem dos mesmos deparámos com um problema. Os martelos ou ficavam a trabalhar numa posição pouco correcta ( muito inclinados para tras) ou por algum motivo que nos escapava roçavam na tampa de valvulas de Mg Metro.

Na impossibilidade de os montarmos com esta tampa equacionou-se a montagem de uma cabeça que o Rui tinha já com algumas especificações. Após verificado o volume das cameras...


agendou-se derrepente um evento na garagem do Rui, onde estiveram tambem presentes o Luis e o Eduardo.

Que loucura estas noites enterrados debaixo de chão...

Só mesmo o amor a estes carros nos faz perder tantas horas.

É puro gozo e não horas perdidas.

Trabalha que eu tiro fotos e o Eduardo faz a pose ...

Só para a foto...

O luis tirava ideias...

Quase pronto para voltar a rolar de novo...

Em relação aos martelos ficámos sem saber dos ganhos. Em relação à cabeça nada de especial a assinalar, apenas que continuava a respirar bem acima das 5500 onde sabemos o motor já não tinha muito para dar... Agora talvez só uma arvore de cames melhor fosse dar resultados... Ainda assim respirava bem e como já estávamos em cima da hora do proximo trackday, a cabeça ficou montada. Os martelos ficariam para depois. Thanks Rui.

Para breve mais um trackday na agenda.