quarta-feira, 21 de março de 2012

BANCO DE POTÊNCIA

Mais uma história, mais uma aventura.


Ora, com as faiscas controladas e agora com o local para montar a sonda de escape pronto, era hora de por tudo à prova.


Pelas mãos dos amigos Diogo Trindade e Mario Abreu co-owners da Godspeed Engineering, foi agendada uma intervenção, para afinação da curva de ignição e mistura do motor, aproveitando para se medirem valores obtidos com a nova mecânica.


Utilizámos assim o banco de potência das instalações da PKE - Performance Key Engineering. 


Após a montagem da sonda wide band, o carro foi então fixo devidamente e feito um aquecimento prévio...


Verificados os parâmetros de temperaturas, pressão de óleo etc, começaram os ensaios...






Fica um dos registos...





Aparentemente o grafico de binario e potencia sobem muito bem, mas perto das 6200rpms o motor cala-se...


E aqui temos o primeiro gráfico...




O sintoma de falha súbita do motor apontava para uma falta de alimentação de gasolina correcta, porem o  estranho é que a sonda nunca marcava "pobre"... pelo contrario, o que baralhava o raciocínio.


Foi repetido por mais algumas vezes o mesmo teste e o sintoma persistiu.


Algumas trocas de impressões...



E mais um teste...


Tentou-se com mais ou menos pressão de gasolina, mais ou menos mistura, mas nada mudava, perto das 6200 rpms o motor simplesmente calava-se...




E mais um registo...


 


Decidiu-se assim abandonar o banco e tentar descobrir de onde esta falha provinha..


Ficam assim as duas melhores curvas...



Os valores são muito simpáticos para quem espera um pico de potencia perto das 7000 rpms...

88,4 bhp - 6265 rpms
105,3 Nm - 5110 rpms

Ainda não foi desta que passámos os "três digitos"

Fica uma nota para quem nunca passou por esta experiência.

É daquelas sensações... Ver o dos outros é muito giro, mas ver o nosso carro ali a ser "esfregado" custa :)

Deixo também os contactos dos amigos Gospeed Engineering:


Godspeedster Engineering Lda

Estrada Nacional 8, Nucleo Empresarial da Freixiera, Pav. F 2670-747 Lousa

 www.godspeedster.pt | tel. 21 9662426 |
 e-mail: godspeed.eng@gmail.com

ou ainda 


e da PKE


www.pke.pt



Era tempo de voltar a casa e tentar descobrir a solução ...

Até breve...

1 comentário:

Se gostou desta ou outra historia deste blog deixe aqui o seu comentario