A época das chuvas estava para entrar.
As ideias de melhorar aqui e ali, e o bichinho de mexer estavam prestes a ter mais uma boa oportunidade de entrar em acção.
It´s the winter projects time...
O tema já tinha sido abordado anteriormente, mas o desconhecimento tanto ao nível do funcionamento, como efectivamente das melhorias espectáveis, levou-me a tomar a decisão mais rápido do que pensava.
As informações que fui reunindo de outros amigos que já tinham tomado esta decisão anteriormente, não respondiam totalmente às minhas duvidas.
Foram essas incertezas talvez, a causa mais provável da minha decisão.
Teria de ser eu próprio a tirar as minhas conclusões.
Obrigado Samuel Lima, João Abreu e especialmente ao Pedro Martins, entre outros amigos que comigo maturaram a ideia.
Deixo aqui algumas fotos do Mini do Pedro que já em algumas situações foram determinantes, na tomada de outras decisões, tais como a troca das jantes 13 para 10",
e agora... depois deste video... que comigo partilhou
A suspensão traseira do GT, teria de ser melhorada.
Barra estabilizadora traseira ... Venha ela :)
A barra é totalmente ajustavél...
...e é mais uma produção do nosso amigo Gonçalo Silva
e da sua mais recente empresa.
Gotti Performance
Aqui o fabrico das barras, entre outras ofertas que têm...
Com a barrinha em casa era tempo de por mãos à obra...
mais uns furinhos extra aqui e outros ali...
e a coisa toma forma.
O carro está um pouco baixo e cada milímetro conta...
Por agora a barra fica afinada na posição menos solidária entre os amortecedores...
Obrigado Sofia pela tua prenda de natal antecipada
Porem a chuva voltou em força e não era bom sair assim, para testar o que quer que fosse...
Ainda que por vezes assim não pareça, a ideia de manter o carro usável no dia-a-dia levou-me a tomar uma outra decisão no campo do conforto... sonoro :)
Toda a frente do carro foi "acolchoada" com isolamento diverso, oferecido pelo amigo André Carregado.
E mais uma vez tudo para o lugar...
Com o motor a funcionar é agora possível conversar dentro do carro, o que melhorou bastante principalmente o conforto para eventuais penduras :)
Bem, a chuva persistia em não dar folga e as ideias e de novo o bichinho "aparecem" para a acção...
Desta vez vou tropeçar mesmo de cabeça.
Tudo aquilo que andei a defender sobre a alimentação deste tipo de motores com apenas um carburador SU HIF44, iria ter o seu capitulo fechado...
Uma nova oportunidade de troca surge no horizonte e ...
Venha de lá esse italiano e bem afamado WEBER 45 DCOE.
Como sabem em tempos já tinha testado um DCOE 40 e o som foi algo que me tinha ficado no ouvido...
Desta vez, a coisa era mais severa pois a oportunidade não dava escolhas.
O conjunto viria pronto a montar e "jetted" para um motor +- com a mesma capacidade deste, junto com um longo colector de 6", umas cornetas das mais longas e um filtro de ar Ramair...
O colector é dos mais compridos e por isso com menos curvas...
... porem obriga a recortes de carroceria que nem sempre são uma decisão fácil.
Ainda antes de desmontar tudo e para deixar um ultimo registo, aproveitei um boa folga que tive e em conjunto com o amigo Ricardo Cardoso, fomos inaugurar umas rotundas novas aqui na zona.
Ficam alguns registos :)
Se alguém ainda tem duvidas que 1 só HIF44 é muito bom....
e alguma palavras finais " com bolinha" que descreviam o estado do Ricardo após a voltinha.
Após esta noite, o HIF44 lá foi desmontado e o WEBER foi tomado o seu lugar.
A vontade de dar à chave e ouvir o som era demais.
Com alguma paciência lá o consegui enfiar no lugar mesmo sem cornetas...
Do lado de dentro do tablier tirei a "tampa" que separa do compartimento do motor e...
Lá estava ele à espreita.
Cornetas e filtro apontados...
já podia dar à chave...
O som é mesmo qualquer coisa assustadora.
Diria antes musiquinha da boa :)
Era hora de por mãos à obra e traçar o novo plano.
Após algumas consultas sobre dimensões e formas de como o fazer, o amigo Rui Abreu deixou a sua sempre preciosa dica...
Uma caixa de bateria fica aí que nem mel...
Caixa da bateria encomendada...toca a cortar...
e depois de mais corte aqui e limadela ali.... a caixa lá foi para o sitio.
agora era possível alojar todo o comprimento do "animal" incluindo o filtro.
O próximo desafio era de novo o esparguete... Toda a fierada teve de tomar um novo caminho e sem fazer emenda alguma lá consegui que tudo fosse ligar de novo no sitio.
O linkage que vinha com o carburador não era propriamente muito funcional e decidi comprar um outro.
Obrigado ao amigo João Abreu que mo fez chegar à mão num ápice.
Vinha preparado para cabos duplos mas para testar mantive ainda o actual.
O sensor de posição foi facilmente adaptado do HIF para este, uma vez que só precisei de alterar o paço da rosca do adaptador. Tudo o resto se manteve tal e qual como no SU.
Fios ligados e a sala arrumada de novo...
Aqui já umas horas depois com o cabo novo e mais um docinho decorativo ( e o primeiro de mais alguns que em breve terão conhecimento)
Hora de dar á chave e espantar a vizinhança...
Ainda com muitos dos fios por arrumar, no interiror do tablier, mas com o indispensável para sair, lá me fiz ao caminho...
A voltinha foi rápida mas algumas impressões ficaram fortemente retidas.
Tenho um escape novo e não sabia... Só que é dentro do carro...
Abençoado som do Weber.
Parece puxar muito bem desde os médios regimes e em alta rotação parece mais uma vez não ter tanta dificuldade em se manter como um simples HIF.
Porem certezas só depois de medir. Tal como referi o som é muito sugestivo e por isso muito enganador também, parecendo uma coisa que poderá não ser...
Em relação à barra estabilizadora pouco pude aferir, a frente parece ainda mais precisa sendo que a traseira parece agora saltitar um pouco.
A diversão está ao rubro.
Vou terminar o tablier por dentro e continuar algumas ideias que já vêm de trás, mas essas ficarão para uma próxima aventura.
Espero que tenham gostado.
Até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Se gostou desta ou outra historia deste blog deixe aqui o seu comentario