terça-feira, 3 de setembro de 2013

BOLA PRETA, JACK KNIGHT E AS BALANÇAS

Após as ultimas alterações teria de fazer pequenos ajustes.

Com a caixa para o novo carburador Weber terminada e devidamente fixa, vim a constactar que era impossível circular na estrada sem abafar um pouco o som vindo da admissão, pelo que o tablier teve de ser alterado de forma a poder ser "acolchoado por dentro".






Aproveitei assim para instalar algumas pecas que tenho vindo a reunir no sentido de dar um aspecto mais ao look de corrida, nomeadamente:

O corta corrente no interior, com comando pelo exterior





e a devida identificação.




Vou aproveitar também a deixa para decorar o carro com mais alguns autocolantes.

Uns mais técnicos outros mais decorativos e alguns das empresas dos amigos que sempre vão dando ajuda aqui e ali e muitos dos quais também já aqui partilhei...

Em conjunto com estes serão também adicionados mais alguns das marcas de equipamentos montados no GT.

Para que o look seja definitivamente associado a um " look de corridas", faltava um pormenor simples mas que muda em tudo a imagem do carro.

A bolinha na porta...

Depois de muitas fotos consultadas, quais as medidas e jogo de cores assim como o numero a colocar, lá me decidi passar aos ensaios.

Primeiro em papel...


O numero a colocar no centro da bola teria de ter alguma relação, com o que quer que fosse, pelo que decidi que irei usar posteriormente o numero 73 e ... meio :)


Acho que fica excelente, e a dimensão escolhida foi 45mm.

Com a devida paciência ...

a coisa lá foi ao lugar.



e mais algumas fotos:







Estes e muitos mais autocolantes estão disponíveis neste magnifico site:


http://www.isaydingdong.co.uk/ourshop/

Espero que tenham gostado :)

Aproveitei a altura das chuvas chatas, que este ano tão frequentes foram, para tirar o motor fora e finalmente tentar resolver a maldita quarta velocidade que teimava em saltar.

Em mais uma operação foguete la tirei tudo para fora e só parei com a caixa à vista e tudo limpo.

Tudo foi passado a pente fino pois não queria arriscar mais uma vez fechar o motor, sem nada ter mudado como já acontecera na ultima vez.

Entre muitas trocas de mails para cá e para la, conversas com este e aquele amigo, cheguei ao contacto com um tal afamado John Guess. Tipo muito experiente nesta área e reconhecido alem fronteiras.

Fica o site, onde se pode encontrar muito informação útil:

http://www.guess-works.com/

O tipo mostrou-se bastante prestável, pois tendo em conta que não me conhecia de lado algum, e a alguns milhares de kilometros de distancia não mostrou qualquer problema em trocar umas impressões e tentar ajudar, dentro do possível.

No meio de tantas fotos que tirei para lhe mandar vim a descobrir estas letrinhas.

JKD.

Algo como uma pérola ali perdida no meio do oceano.



Sim é uma caixa JACK KNIGHT DEVELOPMENT.

Thanks for your help John Guess ;)

Mas isto era apenas uma descoberta, o problema não estava resolvido, passei apenas a saber a origem da caixa.

Posteriormente vim a descobrir que a Minispeed comercializa estes carretos e após contar dente a dente tudo bate certo.

Voltando à dita, voltas e mais voltas e nada errado...

Por momentos pensei em vender a caixa assim e comprar outra mas seguindo o conselho do sapiente amigo Mário Abreu decidi trocar todos os carretos para dentro de uma outra caixa.

La encontrei um doador, que me emprestou uma carcaça de uma caixa de velocidades, para poder entender se algo mudava.

Fui montando tudo e nada de anormal (ainda que algumas tolerâncias não fossem já as mais desejadas)



Por momentos ainda pensei que fosse dos garfos de "latão" pois tinham algumas décimas de milímetro de diferença, mas era tão pouco significante que...



Daqui não podia ser. Decidi arriscar e fechei a caixa assim.

É nesta fase que ao apontar a tampa da embraiagem para verificação das folgas das anilhas dos carretos de transferência ( Drop Gears) que se fez luz...


Por algum motivo e só desta vez, achei que a tampa tinha entrado muito facilmente, não esbarrando no rolamento do carreto de baixo.


( que por acaso partilha o apoio, com outro rolamento com a quarta velocidade)


Estava a tornar-se óbvio que algo errado havia e a resposta estava para breve.

Depois de alguma pesquisa vim a descobrir que este dito rolamento tem dois diâmetros assim como a respectiva tampa.


Um diâmetro para todos os motores A, e um especifico e maior proveniente dos Metros Turbo assim como a respectiva tampa.


Aqui é notório o rolamento dentro da tampa a "bailar" são cerca de 4mm de diferença. 

Quando comprei esta caixa armada e já com este problema identificado, nem o ex-dono sabia o porquê.
Estava agora explicado. Estava a usar uma tampa de diâmetro superior ao do rolamento do carreto, razão pela qual muito provavelmente a quarta velocidade sempre saltou.

O doador da parte externa da caixa lá me doou também a respectiva tampa e assim montei o rolamento certo na tampa certa.

Era tempo de fechar tudo.

Para o aperto da porca do diferencial foi utilizada uma técnica muita eficiente :)


Obrigado ao doador da caixa e das tampas, o sempre disponível para desenrascar e homem dos sete ofícios, o João Leonardo,  


aqui com o seu magnifico e raçudo Clubman.




e mais algumas, nos seus passeios...






e uma mais especial, no dia em que deu o nó com a amiga Carina, tambem muitas vezes presente nos eventos que por aqui vou partilhando.



O tempo livre e todas estas pesquisas e impasses atrasaram bastante o andamento dos trabalhos, mas em breve lá montarei tudo com a ajuda do agora, mais vezes presente, amigo Ricardo Cardoso.


Pelo meio desta cegada, era o seu moderno Cooper 1.3 que também estava quase a ir "ao lume".

Um novo motor acabava de ser montado, e era hora de meter de novo em pratica "a rodagem 20 miles"(processo de rodagem este, que já aqui referi anteriormente).

Numa bela noite lá tratamos do assunto:


e que bela noite se passou.






Fica o vídeo após a rodagem onde se pode constatar a selagem dos segmentos...

Nem um sinal de fumo... Está selado :)


Ora com mais um carro pronto para a companhia, lá demos então uma força e em mais uma noitada o meu motor foi fechado.



Posteriormente encarreguei-me de o meter de novo TODO LÁ DENTRO :)



Noutras áreas, e vagueando em leituras por este enorme mundo da Internet, muitas vezes partilhando informação com o amigo Luis Martelo e Luis Santos, cruzei-me com este blog...

http://forums.pelicanparts.com/porsche-911-technical-forum/629644-home-made-corner-scales.html

... e que belas imagens, para me levar até a um novo desafio.

Queria ter a certeza do peso do meu GT e principalmente tirar as duvida da fiabilidade deste processo de pesagem.

Lancei o repto no facebook e passando a palavra aqui e ali, fui reunindo um numero considerável de balanças.


Obrigado aos amigos que desde cedo mas facultaram, mesmo sem saber para que lhes pedia as ditas.

Após algumas leituras pude então aferir um valor...


Uns redondos: 670 kg

Não sei de que valor parti, pelo que o valor das dietas vale o que vale...

Irei pesa-lo pelo método mais tradicional (numa balança tipo de sucatas) e comparar para ver o que dá.

Para outras núpcias, ficarei de aferir se é possível com este processo, fazer o equilíbrio de pesos (corner wheight)... entre outras coisas.

No campo da dieta, já existem mais planos em vista, e uma parte até já em curso mas muito embrionário, mas ficará para outro post.

Ainda no campo da mecânica foram feitos dois pequenos retoques.

 O colector de escape LCB passou agora a ser um Stage2, com a respectiva fita térmica.


e a linha de escape passou de Maniflow 1" 3/4 para Sportex 2" mantendo as duas panelas e a saída lateral.


Este escape fica muito mais "arrumadinho" que o anterior o que só por si foi uma boa melhoria.


Na suspensão da frente foram também trocados os apoios superiores dos amortecedores.


A diferença entre as peças.


Ganhei assim mais 2cm no curso do amortecedor, que me permite descer o carro cerca de 1,5cm, sem penalizar o funcionamento da suspensão e baixando ainda mais o centro de gravidade.

Entretanto o Diogo está cada vez maior e já vibra com som do Mini do papá...

Quem sabe um dia destes dá uma voltinha à pendura :)


O post já vaí longo, mas queria só partilhar mais uma coisa:

Tal como referi aqui anteriormente, o nosso amigo André Ferreira - Pirata, teve de em tempos vender o seu magnifico Cooper mk1 mas sempre quis acreditar que ele voltaria a ter outro Mini.

Não é um carismático mk1, mas é um mais moderno, fiável e silencioso After Eight.

Fica a foto ainda antes de qualquer alteração...


e depois daquele primeiro retoque :)

E a alegria está expressa na imagem.


 aqui com a sua cara metade a Rute, que tive o prazer de conhecer recentemente ;)


E pronto, espero que tenham gostado tanto de ler este post, como o gozo que me deu escreve-lo ;)

Até breve amigos

2 comentários:

  1. Muito bom.....e nestas alturas que me dá a nostalgia dos Minis... :(

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  2. É óbvio que o mais bonito e interessante deste post, e arrisco dizer, deste blog é a foto do meu casamento. lol e ainda por cima parece que sabias que hoje faz 2 anos que casamos. Faz de conta que te lembraste: obrigada pelos parabéns. :P

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