quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRIMEIROS BAFOS


Depois de cinco meses de paragens o BZ viu novamente a luz do dia, com todas as alterações introduzidas era o vicio que chamava a testar se todo o esforço tinha dado em algo.
Ultimas afinações e carro para a rua…
Fica o filme…

























Apesar de algo escandaloso, o som é delicioso e a velocidade com que o motor faz rotação é viciante.

Aparentemente tudo ok...

Era tempo de corrigir algumas coisas que com as pressas tinha sido feitas para desenrascar, como era o caso da bomba eléctrica. Passaria agora a ter um circuito dedicado em vez de andar pendurado no mesmo circuito das luzes de presença …
E é daqui que vai nascer mais uma “dor de cabeça”.

Tudo ligado, carro pronto para rolar vamos para a estrada testar.
Apesar de ao relanti o motor ser nervoso, assim que se começava a andar e acelerar o motor falhava chegando mesmo a desligar-se.

Depois de muitas horas de volta do caso, com a ajuda de todos incluído o amigo Luís Martelo, com quem troquei muitas impressões, suspeitou-se de tudo: que era do carburador, da mola ou do óleo da cuba que não era os indicados… foi trocado então o HIF44 por dois HIF38´s que já anteriormente tinham rolado no antigo motor.

Não resolvia e o sintoma era o mesmo…

Se não era gasolina, era na certa electricidade.

Como estava a usar um distribuidor eléctronico convertido para preA+, as duvidas apontavam para o distribuidor.

Assim sendo o Rui Abreu emprestou-me um Aldon Yellow sem avanço de vácuo para ver se o problema viria daí. Mas… também não era este o problema…

Apesar disso acabei por compra-lo. Era uma peça importante tambem e assim ficou...

Mais horas de volta do assunto… e… o dito circuito de alimentação dedicado para a bomba eléctrica, não teria sido ligado no sitio certo. Foi montado na linha de corrente do conta rotações.

Ao passar de umas certas Rpms´ a corrente não era suficiente para as duas coisas ficando a bomba sem energia e como tal… motor CAPUT….









Um obrigado especial ao meu amigo César por toda a ajuda na parte eléctrica do carro e não só, mas desta vez, por azelhice, distracção, seja lá o que for, a raia foi dele : )

(Obrigado Cesar tens sido incansavel)

Problema resolvido, era hora de meter o animal á solta…

Os primeiros quilómetros ainda com atenções redobradas e todos os valores de temperatura e pressão do óleo debaixo de olho.

Tava na hora de testar e ver resultados…

Desta vez o amigo Sergio Nicolau veio ter comigo de novo e lá fomos fazer o teste de estrada…


Agora ainda com os dois HIF38´s que vieram a revelar-se um bom compromisso nas altas rpms… Os valores foram interessantes e os ganhos preciosos.


O carro está fabuloso e tem uma vontade de subir de rotação muito engraçada.

Era hora de levar á IPO que entretanto já tinha caducado com todo este tempo parado.

Lá vem dores de cabeça de novo…

Agora que o animal era mais voraz poupei-me nos aligeiramentos e todos os interiores de carro estavam montados assim com vidros originais, tapetes entre outros pesos extras…




Ipo com ele…

Ainda que com alguns receios principalmente com o barulho do carro, dirigi-me ao centro de inspecções. Para grande azar meu tive o infortúnio de me saltar a cavilha elástica que prende o selector da caixa ao motor mesmo já na linha de inspecção.

O inspector até foi um porreiro e lá me deixou tentar continuar a Ipo com um parafuso no selector para tentar remediar a situação…


Nada feito, assim que se sentou no carro e tocou no acelerador, O BARULHO estridente que o carro fazia não foi nada bem “ouvisto” pelo chefe de linha que me mandou desligar o carro e meter fora do centro pois o carro não estava em condições de ser inspeccionado, com aquele escape.

Aprendendo a lição troquei então por um Maniflow de duas panelas emprestado à ultima da hora pelo incansável e facultador de soluções de ultima hora Rui Abreu.






Aproveitei a a boleia e voltei a meter o HIF44 ao trabalho.

Teste de potencia de novo e a introdução do escape com duas panelas e a troca de dois por um carburador, veio a revelar algumas perdas nas altas rpm´s que foram compensadas com um ainda significativo aumento do binário nas baixas.

Resultado: carro pujante e rápido a sair de curva e menos imponente nas altas Rpm´s. Parecia-me um compromisso excelente por agora.





Ficam os registo de alguns testes que fui fazendo...

Centro de Ipo com ele de novo, e desta feita nada a apontar, a não ser de novo o escape… AZAR dos azares este escape também tinha uma minúscula fuga que lá foi anotada na folha. Ainda assim serviria para durante o próximo mês resolver a questão.

Aproveitei a IPO para anotar os pesos facultados por eixo e assim estimar um peso total de 660kgs.

Assim que possivel iria ser pesado em balança...

Carro inspeccionado era hora de fazer km´s.


Para breve mais um trackday no Estoril e eu queria estar presente… Era inverno as probabilidades de chover eram grandes mas chovesse ou não… queria ir ver como era lá dentro…
Até breve.

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