Cá estamos de novo…
Após o estrago, o motor teria de ser aberto para averiguar os danos.
No dia seguinte e algumas horas depois de volta do carro, já havia novidades.
No dia seguinte e algumas horas depois de volta do carro, já havia novidades.
A junta realmente tinha queimado e algo de estranho se passava no cilindro 2. O cilindro apresentava um desgaste anormal na cabeça do mesmo, o que depois de algum consenso se veio a concluir que muito provavelmente, algures na vida do motor, ou recentemente com o estrago das pedradas em pista, o motor terá engolido algo...
O que foi não se sabe, pois já não havia vestígios de nada, apenas umas marcas suspeitas, no dito piston. Terá sido algo que entrou e saiu? Terá sido falta de gasolina em algumas das afinações do motor e veio a picar o piston? Ficará para sempre a duvida no ar...
Tirando este piston tudo o resto apresentava bons sinais de vida e nada que implicasse grandes intervenções, até porque até à data o motor nunca tinha apresentado quaisquer sinais de fadiga.
Pistons alinhados a meio curso, óleo fino lá para dentro e rezar para que os segmentos não tivessem sido afectados, o que se veio a constactar também.
Com todos os sinais positivos, havia que resolver o problema e mete-lo a rolar…
Facear a cabeça, juntas novas, etc… "o normal". Mais uns € e umas horas de torneiro e tudo pronto para ser armado de novo.
Uns dias depois e já com o material novo necessário, o motor ficou fechado e foram repostos os óleos e líquidos.
Era hora de dar a chave e esperar que tudo não tivesse passado de uma leve constipação. E foi o que se veio a constactar, o motor estava certinho e a roncar de novo.
Para que não existissem duvidas, fiz um teste de compressão aos cilindros, primeiro com, e depois sem velas e apesar dos anos que o motor já tinha, somado aos últimos kms mais desgastantes, nada de anormal se veio a registar.
Estava de novo pronto para a “escáfia” seguinte…
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